quinta-feira, 25 de abril de 2013

António da Laura – Arte e Ofícios de Trabalhar a Madeira

António Coelho Cambé, mais conhecido como “António da Laura” nasceu nas Lapas numa família pobre e humilde no ano de 1929, logo muito cedo começou a trabalhar na agricultura, onde foi boieiro desde os 10 anos.
O boieiro de Lapas com seu carro de bois

Anos mais tarde, na entrada da idade adulta, começa a trabalhar na fundição da Casa Nery, até ser obrigado a reformar-se devido a problemas de saúde. Depois disso é que começou a trabalhar a madeira para ocupar o tempo livre, mas nunca teve nenhuma experiência profissional ligado ao trabalhar a madeira.

A sua obra aborda temas relacionados com a cultura, a história, o folclore de Lapas com grande ligação ao trabalho no campo, juntas de Bois, charruecos, charruas, grade, carro de bois, galeras, carroças, mulas, burros, pequenos utensílios para trabalhar no campo (enxada, foice roçadora, ancinho, forquilha, pá, machados, serras e serrotes). Uma réplica de um lagar de azeite, outra de uma destilaria de água-ardente. Também tem um interessante conjunto de instrumentos musicais, não tivesse sido António da Laura músico da SMUT.
O tradicional Lagar de Azeite

Ofereceu muitas peças a familiares e amigos e ainda vendeu algumas carroças e uns carros de bois… Chegou a expor as peças em escolas e foi convidado a participar em feiras em Torres Novas.

António Coelho Cambé faleceu aos 76 anos no ano 2006.

Fontes:
Entrevista áudio com Noémia Repolho, viúva de António Coelho Cambé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário