Grutas das Lapas


As grutas de Lapas é um conjunto de galerias labirínticas subterrâneas algumas com centenas de metros de extensão, que se encontram bem por de baixo do monte onde floresceu o povoado. É consensual a ideia de que são grutas artificiais trabalhadas ao longo dos séculos pela mão do homem. No entanto, a origem contínua a ser controversa, uns dizem que têm origem no Neolítico, outros que são Romanas, ou Mouras, ou construídas pelos Cristãos. Também se discute, se foram minas metálicas ou de simples extração do tufo para a construção de edificações, ou que eram simples esconderijos, abrigos para as populações em tempos de guerra. Durante os anos 50, foram realizadas escavações arqueológicas, nas quais foram encontrados vários artefactos do período Neolítico. Curiosamente, a cerca de 300 metros de distância, foi encontrada nas proximidades do rio Almonda, em 1935, uma Necrópole Neolítica. As grutas pelos menos nos anos 70, o "Museu Pré-histórico de Torres Novas", onde com certeza, grande parte do espólio tinha sido encontrado na parte histórica da povoação – machados de sílex, pontas, facas, serra de anfibolito, placas antropomórficas de xisto e objetos de cerâmica. 

No concelho de Torres Novas existe várias zonas onde, o solo é abundante em tufo (uma pedra calcária). Este é um material muito simples de extrair e trabalhar e foi bastante utilizado como material de construção. Ainda hoje, existe imensas antigas habitações nas zonas históricas de Lapas e de Torres Novas que as paredes são feitas de tufo. É deste fato, que surge ideia que as grutas poderiam ter sido uma mina de tufo subterrânea

As grutas têm atualmente apenas uma entrada, depois existe uma bifurcação e cruzamentos de galerias construídas aparentemente de uma forma desordenada, que mais parece um labirinto. No chão não existe grandes desníveis, nem degraus, o teto é bastante irregular, tanto existe zonas com mais de 3 metros, como outras com pouco mais metro e meio. A temperatura faz lembrar as caves de vinho, é comum observar um ou outro morcego que tenta dormir descansado. A visita só é possível devido a um sistema de iluminação artificial composto de centenas de candeeiros. Uma característica muito importante é a existência de várias galerias bloqueadas com paredes formadas por grandes blocos de tufo. Quando encontramos uma parede destas, é natural questionarmos, “o que será que se encontra do lado de lá”? Esta interrogação faz parte da “magia” da imaginação popular e é a génese de várias lendas – “Quarto da moura”, “A passagem secreta entre as grutas e o castelo de Torres Novas”, entre outras.

A grutas podem ser visitadas, em qualquer altura do ano, de dia e de noite, tanto por pequenos grupos, como grandes grupos com centenas de pessoas. É recomendável, a visita de pequenos grupos, só assim podem ser visitadas e interpretadas com base na história local e com as imensas lendas que têm origem nas grutas (é o lado imaterial das grutas que as enriquessem uma visita). As grutas são também utilizadas para eventos de empresas, associações, grupos informais, para fazer atividades variadas, como almoços/jantares, noites de fado, recriações históricas…

As grutas de Lapas são classificadas como Imóvel de Interesse Publico desde 1943.

Bibliografia:

GONÇALVES, Artur, (1937), Memória de Torres Novas, Companhia Editora do Minho, Barcelos.
SOARES, Manuel Inez, (1972), Torres Novas – História, Arte e Turismo, Gráfica Almondina

Nenhum comentário:

Postar um comentário