História


Abordagem à antiguidade histórica do povoado desde tempos néoliticos, passado pelas grutas e o "tufo" (pedra calcária) como material de contrução. Pequena alusão à expressão "nas Lapas os vivos andam por debaixo dos mortos".
Ver texto completo em: As Lapas
Encontrada em 1935, bem perto da margém do rio, este "cemintério pré-histórico", apesar de desaparecido ainda tem um grande importância para a compreenção do Homem Néolitico do concelho. No Museu Municipal de Gustavo Pinto Lopes ainda podemos ver os artefatos encontrados.

Ver texto completo em: Necrópole Neolítica de Lapas

Estação da Bela Vista

Situado na Alto da Nossa Senhora da Vitória era a estação do Caminho de Ferro Torres Novas a Alcanena (1893/1895) que servia a população das Lapas.
Ver texto completo em: Estação da Bela Vista
Mais informação a ser trabalhada...

 Divisão Geográfica de Lapas

Em termos geográficos Lapas divide-se em três zonas, a aldeia histórica - Lapas, a Quinta da Silvã e Bairro António Medeiros de Almeida. Cada qual com as suas curiosas particularidades distintas. 
Ver texto completo: Divisão geográfica

Tabernas de Lapas


Várias foram as tabernas nas Lapas… Há uma ligação entre a taberna e o trabalho do campo e da fábrica. Neste espaço, vamos lembrar algumas das nossas tabernas.

Ver texto completo sobre: Tabernas de Lapas

Juntas de Bois

(...) era comum, manadas de bois entrarem rio a dentro para se refrescar e beber água (...) escassos metros ao lado, as lavadeiras lavavam a roupa, como toda a vida fizeram e as crianças se banhavam alegremente, como se nada acontecesse (...)
Ver texto completo: Juntas de Bois

Nenhum comentário:

Postar um comentário