segunda-feira, 13 de maio de 2013

Taberna do Aspirante


A Taberna o Aspirante foi reaberta em 30 de Outubro de 2005[1], com o objetivo de se tornar o “Edifício da Cultura” de Lapas. O edifício fora adquirido pela Junta de Freguesia de Lapas com vista a criar um espaço que permitisse, por um lado, os cidadãos terem acesso às novas tecnologias da informação e por outro, um espaço para servir de apoio à cultura.

Disse reaberto, pois, antes, algures no passado, do edifício fazia parte, a Taberna do Aspirante e a Taberna do Índio (a escassos metros a baixo, noutro edifício havia a Taberna do Amândio) (Ver: Taberna de Lapas). Era uma das zonas da aldeia ricas em taberna e como relembrou Olímpio Repolho num artigo escrito para o jornal “O Almonda” de 4 nov. 2005, “a taberna do José Aspirante era das mais típicas e procuradas pelos homens do campo, que nesse tempo eram a maioria (…) pelo acolhimento, bom vinho acompanhado pelas torradas e apetitosas pevides preparadas pela D. Olinda do Céu”. A Taberna marcou um Tempo e faz parte da nossa história e cultura, por essa razão o nome escolhido para um espaço moderno acaba por ser uma justa homenagem à importância da Taberna na vida do quotidiano dos nossos antepassados. Para além disso, como no passado, esta "moderna taberna" iria servir como ponto de encontro entre as pessoas da aldeia.

O espaço foi reabilitado e atualmente possui dois pisos, rés-do-chão tem um auditório multifunções com capacidade para 50 lugares sentados, onde regularmente se realiza as reuniões da Assembleia de Freguesias de Lapas e possui condições para a organização eventos, tais como, debates, palestras, apresentações de livros, secções de cinema, exposições pintura e fotografia, etc. O piso superior, possuí uma Sala de Informática com Internet wi-fi, uma sala de estudo, um local para uma pequena biblioteca e ludoteca.

Neste espaço, a Junta Freguesia realiza com regularidade cursos de Informática para combate à Infoexclusão e outras formações destinadas aos cidadãos. No espaço do auditório já se realizaram apresentações de livros principalmente de autores nascidos na aldeia, secções de esclarecimentos, concertos, secções de poesia e musica e atividades temáticas da Escola Primária de Lapas.


[1] REPOLHO, Olímpio. Taberna do Aspirante, um espaço muito digno, O Almonda, 4 Nov. 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário